segunda-feira, 7 de setembro de 2015
Folar Algarvio
Esta visão dos deuses é mesmo real, acreditem! Este tipo de folar é uma tradição aqui no meu algarve, e são muito apreciados. Quem prova uma fatia acha que não é suficiente. É mesmo viciante!
A receita não é simples por requerer muitos truques e é preciso alguma experiência em amassar massas lêvedas e claro, passar no estágio da minha avó! É o mesmo que se passa com as empanadilhas, receita que publiquei há dias.
Então vamos lá, prestem atenção que eu não vivo sempre =)
Ingredientes para o fermento:
200g farinha
20g de fermento de padeiro fresco (ou uma colher de sopa de fermento seco)
água morna qb
sal qb
Misturar estes ingredientes num recipiente de plástico e deixar levedar do dia para a noite, tapando com película aderente e um pano e deixando num local seco e fechado (eu costumo deixar dentro do microondas).
Ingredientes para a massa dos folares:
800 kg farinha
100g de gorduras (margarina , banha ,azeite, coloca-se um pouco de cada um)
200g açúcar amarelo e branco
raspa de 1 limão
3 c sopa de sementes da erva doce e raspa de meio limão (uma cafeteira média para fazer chá)
Colocar uma cafeteira média com água, as sementes de erva doce e raspa de limão. Ferva até a água ficar ligeiramente escura. Coar as sementes e retirar um pouco do chá para uma chávena e dissolver o açúcar.
Coloque essa chávena de chá nas 800g de farinha e misture bem. Adicione a raspa do limão, as gorduras e continue a incorporar bem com as mãos. Depois vá adicionando mais chá aos poucos e amassando. Proceda assim durante mais ou menos 1h até a massa ficar mole e descolar-se do alguidar ou recipiente onde decidir amassar. A técnica de amassar é complicada de explicar, mas quem tem experiência em amassar pão, é da mesma forma.
Levedar durante 3h ou até dobrar de volume, tapando o recipiente com mantas.
Untar tachos ou formas com um pouco de manteiga e cobrir com papel vegetal. Colocar manteiga por cima do papel também.
Ingredientes para colocar entre as folhas de massa:
Açúcar amarelo e branco a gosto
Canela em pó qb
Margarina e azeite qb (convem ter um pacote grande de margarina em casa)
Colocar um pouco de margarina,azeite e banha para derreter numa frigideira.
Depois da massa crescida, retirar um pouco da mesma e estender sobre uma superfície previamente oleada com óleo de girassol.
Colocar uma rodela de massa que cubra a totalidade do fundo do tacho ou da forma, polvilhada generosamente com a mistura dos açúcares e 3 colheres de sopa da mistura das gorduras.
Estender mais massa e colocar por cima da anterior,e repetir o processo do açúcar e manteiga.
Proceder do mesmo modo para as placas de massa seguintes e terminar com açúcar e manteiga (normalmente coloca-se massa até chegar a um pouco mais da metade da forma porque depois no forno eles crescem muito). Também se pode colocar um ovo cru (limpo com vinagre) entre as folhas de massa.
Quando tiverem os tachos/formas todas cheias com a massa, deixa-los levedar mais 30min, tapados com mantas para ficarem mais quentinhos e levedarem mais depressa.
Colocar no forno a 180º até estarem cozidos.
Hmm...já me estou a babar :)
Se sobrar massa, pode-se estender um grande pedaço com o rolo da massa, colocar manteiga (por derreter), açúcar e canela e enrolar como se fosse uma torta. Corta-se rolinhos à medida e dispõem-se num tabuleiro forrado com papel vegetal. Fica muito bonitos e é uma excelente opção para aquelas pessoas que não querem levar um folar grande.
Subscrever:
Enviar feedback
(
Atom
)
Sem comentários :
Enviar um comentário