quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Areias de Alfarroba e limão



Uma versão diferente das areias comuns, apenas retiramos uma percentagem da farinha de trigo e acrescentamos farinha de alfarroba e aromas que quisermos. Neste caso utilizei raspa de limão também.
Apenas sobrou uma para provar mas posso adiantar que estão muito boas :)
1€ o saquinho com 6 areias. Óptimo também para oferecer!

Crumble (Maravilhoso) de Banana



A sério, esta talvez tenha sido a coisa mais simples e mais boa que comi em toda a minha vida.
Tinha ali umas bananas já a ficar pretas no frigorífico, espera aí que o pai já vai. Comecei a ver umas ideias e depois fez-se luz. Então e se fizer um crumble? Há de maçã também há de banana de certeza. E pronto, fiz a minha própria combinação de entre as várias receitas que fui vendo e saiu esta tentação , comida confortante de outono...
Ingredientes para o crumble:
4 c sopa de farinha
1/2 chávena de de açúcar mascavado
1/4 chávena de aveia em flocos
1/4 chávena de nozes/amendoas/avelãs picadas (Escolher o que gostar mais)
1/4 chávena de manteiga ou margarina
1 c chá de canela
1 pitada de noz moscada
Para a base de fruta:
5 bananas no ponto (nem muito maduras nem verdes)
sumo de limão qb
1 c sopa de açúcar mascavado
1 c sopa de açúcar amarelo
Aquecer o forno a 220ºC.
Numa forma à sua escolha (eu escolhi a de bolo inglês), coloque as bananas cortadas em rodelas com um pouco de sumo de limão e disponha os açúcares por cima.
Faça o crumble: misture tudo e esfarele bem com os dedos. Disponha em cima da banana e leve ao forno até ficar tostadinho (mais ou menos 15min).
Sirva quentinho com uma bola de gelado de baunilha e nozes.
Nem sabem e quanto me soube bem!
Ah e depois reservei no frigorífico e esta manhã comi para acompanhar com um iogurte.
Porque as coisas simples da vida são as melhores :)


terça-feira, 4 de outubro de 2016

Parabéns para um Chef !


Este bolo foi feito para um chef de cozinha que sempre acreditou no meu valor como pasteleira. Só lhe tenho a agradecer por tudo, e por todas as encomendas que me tem proporcionado! 
Que conte muitos e bons, é o que eu lhe desejo!

Fiz um bolo de côco com recheio e cobertura de chantilly e para rematar , por cima coloquei caramelo de côco a escorrer pelo bolo abaixo como se estivesse a dizer 'por favor, come-me!'. Como se não bastasse ainda meti chocolates bounty para lhe dar aquele ar mais guloso.

O caramelo de côco é super simples de fazer:
Levei 100g de açúcar ao lume e deixei ferver até passar a caramelo de cor âmbar. Fervi o leite de côco (200ml) e adicionei aos poucos ao caramelo, mexendo sempre.
Deixei ferver mais um pouco até ficar com a consistência que queria. Reservei numa taça até ficar morno para colocar por cima do bolo.
Eu não provei mas ouvi dizer que estava espectacular :) E com elogios destes vindos de um chef, fico toda contente !




Panquecas de aveia fofinhas para um pequeno almoço diferente



Acho que já tinha dito antes que isto das panquecas e dos crepes para mim é uma coisa muito a olho.
Se for para uma pessoa apenas, coloco só um ovo, adiciono leite qb, uma pitada de sal e um pouco de açúcar. Depois acrescento a farinha misturada com o fermento até obter a consistência desejada, sendo que aqui coloquei também aveia, basta diminuir um pouco na quantidade de farinha. Se bem que eu fiz para duas pessoas, com dois ovos, e deu panquecas que nunca mais acabavam! 
Ah já me esquecia de dizer que acrescentei também uma pitada de canela.


Na minha opinião, mel e banana é a combinação TOP das panquecas, mas Nutella com morangos ou outra fruta igualmente ácida também não lhe fica nada atrás!

Estas são muito fofinhas e mantêm esta consistência mesmo que sejam reservada no frigorífico tapadas com pelicula aderente. Só temos de reaquece-las no microondas depois.
Não há nada melhor do que levantar-me da cama num domingo e ir para a cozinha fazer o meu pequeno almoço nas calmas. Tenho é de me controlar para não as começar logo a comer antes de estarem todas prontas !


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...