domingo, 31 de maio de 2015

Cheesecake de amêndoa / Almond cheesecake


Este é um cheesecake de forno muito simples e que se devora num instante!


Ingredientes para a base:
1 / 3 xícara de amêndoas moídas (farinha de amêndoa)
¾ xícara de farinha de trigo
¼ xícara de açúcar 
90g de manteiga gelada, picada



Salame de chocolate / Chocolate Salami


O que nunca pode faltar numa festa de aniversário de crianças? Claro! O nosso amigo salame. E quando é caseirinho...sabe ainda melhor!

Ingredientes:

200g bolacha maria (ou mais, se for necessário)
150g chocolate em pó
1 ovos
100g margarina
100g açúcar.

Parte-se as bolachas aos bocadinhos. 

Bate-se a manteiga com o açúcar. Junta-se o ovo e mistura-se bem. Adiciona-se o chocolate em pó, envolvendo com uma vara de arames. Por fim acrescenta-se as bolachas e mistura-se tudo muito bem até ficar uma bola compacta.
Coloca-se a massa no papel de alumínio e molda-se até ficar com a forma típica deste doce.
Leva-se ao frigorífico até solidficar bem. Depois é só cortar em fatias e servir!



* * * * * * * * * 
What is the thing that can never miss at a kid's birthday party? Of course! our best friend Chocolate Salami. And when it's homemade...it tastes even better!

Ingredients:
200g Marie biscuit 
150g chocolate powder
1 egg
100g margarine 
100g white sugar

Crush the biscuits into small pieces.
Beat the margarine with the sugar. Add the egg and incorporate well. Add the chocolate powder and beat until it's an homogeneous batter. Finally add the biscuits and mix everything well until you have a compact round batter.
Place it in a foil sheet and shape it up into the typical cylindrical shape of this sweet.
Bring to the fridge to solidify for about 4hours. Cut into slices and serve! 


Bolo de bolacha com pudim / Biscuit cake with pudding


Esta sobremesa é uma das preferidas do meu pai, adora todo o tipo de bolos de bolacha e pudins. Por isso este é uma delícia 2 em 1 ! Super rápido de fazer e muito bom para se comer em dias quentes.

Ingredientes:
2 pacotes de bolachas (vai sobrar, mas mais vale sobrar que faltar)
1 pacote de natas 
1 pacote de pudim boca doce do sabor à sua escolha
4 colheres de sopa de açúcar
Granulado de chocolate para enfeitar
1 tigela de café forte 



sábado, 30 de maio de 2015

Bolo de aniversário da tia / Aunt's birthday cake



Bolo de noz , recheio de doce de abóbora e noz, cobertura de ganache de chocolate preto e flores em buttercream. 
Foi a segunda vez que experimentei fazer estas flores e um bom buttercream faz toda a diferença! Eu usei o mesmo de sempre. Na Tag buttercream podem ver a receita, fiz apenas 1/4 da receita e foi mais que suficiente para todas as rosas e ainda sobrou.

Ingredientes para o bolo:
5 ovos L
150g miolo de noz 
100g amido de milho
100 g farinha sem fermento
1 c chá de fermento em pó
2 c sopa de canela
250g manteiga sem sal
200g açúcar

terça-feira, 26 de maio de 2015

Sopa cremosa de couveflor com nozes/ Cauliflower creamy soup with nuts


Uma sopinha bastante simples para desenjoar das comidas extra condimentadas que comemos.
Se quiser pode reduzir os ingredientes, eu fiz esta sopa para a consoada de Natal, todas as 12 pessoas provaram a sopa e ainda sobrou! A não ser que queira sopa para comer o mês inteiro ou tenha 13 filhos em casa...faça metade da receita :)

Ingredientes:
1 cebola grande
4 dentes de alho

4 batatas médias
1 couve flor grande e outra média
natas de soja qb (meio pacote de 250ml sensivelmente)
cominhos qb
pimenta preta qb
sal qb
Folhas de hortelã frescas


Para empratar (opcional):
nozes qb tostadas na frigideira
azeite virgem extra

A receita original dizia para refogar a cebola e os alhos no azeite e só depois colocar os restantes legumes com água mas eu saltei essa parte porque para mim a sopa tem de ser algo saudável sem refogados e com pouco sal. Assim pode ser consumida por toda a gente!
Então eu fiz como uma sopa normal se faz, lavei,arranjei e cortei os legumes (e a hortelã) coloquei numa panela grande (esta sopa dá para 12 pessoas e ainda sobra!) ,cobri com água e deixei cozer na panela de pressão. Depois passa-se a sopa, acrescenta-se as natas e tempera-se com sal,pimenta, cominhos.
No momento de servir, coloque um punhado de nozes e um fio de azeite (opcional).



Bruschetta





Este aperitivo é delicioso para uma entrada diferente num jantar ou almoço especial, ou daqueles nossos lanches ajantarados de verão. Muito simples de fazer e que recebem sempre muitas críticas positivas, estas bruschettas são apreciadas por todo o bom mediterrânico que se preze!


Ingredientes:
tomates cereja qb
pão comprido tipo mafra
azeite virgem extra qb
sal fino qb
alho picado qb
folhas de mangericão frescas picadas qb

Sim a quantidade dos ingredientes vai depender de quantas bruschettas vai querer fazer, mas se comprar uma caixa ou duas extra de tomatinhos e se tiver folhas de mangericão e pão suficientes para a quantidade de pessoas que vai receber, irá correr tudo bem. 
Cortar o pão em fatias médias e pincelar com azeite. Levar as fatias ao forno a 180ºC ate sairem tostadinhas. 
Picar os alhos com o mangericão, adicionar os tomatinhos cortados ao meio e temperar com sal.
Dispor porções desta mistura de tomates por cima das tostinhas ainda quentes e servir de imediato.

Absolutamente divinais! 


Bolo Zebra / Zebra Cake


Este bolo é simplesmente divinal. Primeiro pelo aspecto, e depois pelo sabor. Retirei a ideia do blog 'Coco e baunilha'. Quando o cortamos ficamos com aquele aspecto zebra muito original, que mete toda a gente a perguntar : como é que fizeste aquilo? quero a receita!
Então aqui vai!


Cheesecake de morango / Strawberry Cheesecake



Como se não bastasse a minha irmã ter seguido os meus passos na defesa dos direitos dos animais e fazer deste mundo um lugar melhor ao deixar de comer carne, também me tem surpreendido com as artes culinárias.

Digam lá que não está um lindo cheesecake ? Ela retirou a receita do blog Cozinha com Pinta.

Ingredientes para a base:
180g de bolacha Maria torrada
40g de manteiga derretida
4 colheres de sopa de leite



segunda-feira, 25 de maio de 2015

Pavlova


Sim, se forem como eu, irão pensar que este doce é de origem russa por ser o nome de uma bailarina natural desse país. Mas após escreverem 'pavlova origin' no google irão ver que não é. Parece que os australianos e os neozelandeses não se entendiam acerca da origem deste doce. Cada um puxava a brasa à sua sardinha, até que por fim foi dada razão à NZ , sendo que foi neste país que se encontrou o primeiro registo deste doce, em 1927.
Este doce foi apelidado de Pavlova em homenagem a uma bailarina russa, de seu nome Anna Pavlova, durante ou depois de uma das suas digressões pela NZ e Austrália durante os anos 20.
A biógrafa da Anna Pavlova, escreveu que um chef de um hotel em Wellington criou esta sobremesa quando a dancarina visitou a cidade em 1926.
Por isso, como um pouco de história nunca fez mal a ninguém, estão apresentados à Pavlova!

Quando me deu na cabeça fazer esta receita, o meu marido perguntou-me logo se já a tinha feito alguma vez. 'Não... nunca fiz', respondi.
E depois de eu lhe dizer que uma blogger tentou 15 vezes antes de acertar com isto, aconselhou-me a fazer um bolo também para o caso de correr mal e os convidados ficassem sem nada para comer.
'Não achas que é melhor fazeres algo que já fizeste antes?' - perguntou ele.

Pois é ...eu sou assim mesmo, quando não devo experimentar coisas novas é quando me dá vontade de as fazer! Parece que desta vez me safei, e para primeira vez acho que não está mal!

Então vamos à receita!

Eu retirei a receita deste blog e segui a receita (quase) à risca, apenas substituí o vingre por sumo de limão e funcionou perfeitamente.
Ingredientes:
5 claras de ovos
1 chávena de açúcar (200g)
2 colheres de sopa de maizena
1 c de sobremesa de vinagre branco (usei limão)
1 c café de creme tártaro (ajuda a estabilizar as claras)
Essência de baunilha a gosto (omiti)

Para cobrir:
1 caixinha de natas para bater
3 c sopa de açúcar em pó
Frutas para decorar (usei mirtilos, framboesas e amoras)

Bater as claras em castelo até ficarem encorpadas. Adicionar o açúcar aos poucos. Adicionar o creme tártaro. Bater até ficarem picos firmes (veja o vídeo para perceber).
Adicionar a maizena e o sumo de limão. Bata levemente para incorporar apenas.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal faça um circulo com o meregue (eu não tinha um tabuleiro por isso meti numa forma, tentando que não tocasse nas extremidades porque se tocar vai pegar-se e vai ser complicado desenformar... ainda assim quando cresceu aderiu às paredes da forma, mas consegui separar com cuidado com a ajuda de uma faca... o ideal é mesmo um tabuleiro!)

Levar ao forno a 120ºC durante 1.15h (foi o tempo que deixei). DEIXAR DENTRO DO FORNO COM A PORTA ENTREABERTA ATÉ ARREFECER POR COMPLETO. Esta fase é muito importante!

Decore apenas quando for servir. Reserve a pavlova num ambiente longe de humidade (fechada num armário por exemplo) para manter a textura crocante por fora. Quando cortar vai ver que está húmida por dentro. Nunca tinha provado nem feito esta receita e posso dizer que não sou fã nem de molotofs, nem tortas de claras, nem suspiros, mas esta receita conquistou-me. Irei fazer sempre que me sobrar claras de alguma receita!



* * * * * * * * *

Yes, if you were like me, you will think that this sweet is from Russia, made in honor of a dancer born in that country. But after googled 'origin pavlova' you will see it is not. It seems that Australians and New Zealanders don't share the same opinion about the origin of this sweet. As we used to say in Portugal, «Each one pulls the ember to each one's sardines» (which means that everyone wants the good things for themselves), until finally was given reason to NZ, and was in this country that was found the first written record about this dessert in 1927.

Pavlova has this name in honor of a Russian ballerina, Anna Pavlova, during or after one of her digressions by NZ and Australia in the 20s.

Anna Pavlova's biographer wrote that an hotel Chef in Wellington created this dessert when the dancer visited the city in 1926.

So as a little bit of history never hurt anyone, you are now presented to Pavlova!

When I had the idea to make this recipe my husband asked me if I ever did this before. "No ... I did not", I said.

And then after I tell him that a blogger tried this recipe 15 times before do it right, he advised me to bake a cake in case of something goes wrong and our guests had nothing to eat.

'Don't you think it's better to do something you've already done before?' , He asked.

Yeah ... I am like that. When I shouldn't try new things is when I feel like doing them! At the end, it seems that everything went right and for the first time it wasn't so bad!

Let's go to the recipe!

I take this recipe idea from this blog and I followed (almost) strictly, I only substituted the vinegar for lemon juice and it worked perfectly.

Ingredients:
5 egg whites
1 cup sugar (200g)
2 tbsp cornstarch
1 tsp white vinegar (I used lemon juice)
1/2 tsp cream of tartar (helps stabilize the egg whites)
Vanilla extract to taste (I didn't use)

To cover the Pavlova:
1 package of longlife cream (250ml)
3 tbsp icing sugar
Fruit to decorate (used blueberries, raspberries and blackberries)

Beat the egg whites until they gained some volume and are almost stiff. Add sugar gradually. Add the cream of tartar. Beat until stiff peaks (see the video to understand).
Add cornstarch and lemon juice. Whisk only to incorporate.

In a baking tray covered with parchment paper, spread the mixture to make a circle and layer it up from the edges to create dip in the middle (I didn't have a baking tray so I did the circle inside of a cake pan, trying not to touch the edges because if the mixture sticks there, it would be tricky unmold. I know that because I had to unmold mine with the help of a knife and I was afraid it could fall apart all over the place... the real deal is baking tray!)

Bake it in the oven at 120 ° C for 1.15h. LEAVE THE OVEN WITH THE DOOR SLIGHTLY OPENED TO COOL COMPLETELY. This phase is very important!

Decorate only when you are going to serve this dessert. Keep it away from humidity in a dry environment (e.g. closed inside a cabinet) to maintain that crispy texture outside. When cutting will see that it's mallowy inside.

I never did this recipe before because I am not a huge fan of egg white sweets but this one made me surrender! Every time I had some leftover egg whites in my fridge I will do this recipe for sure!

Cupcakes de côco / Coconut cupacakes


Estes cupcakes foram feitos na altura da Páscoa para ajudar num evento de angariação de fundos de uma associação sem fins lucrativos de ajuda animal, aqui na Nova Zelândia, a Lonely Miaow. 
Modéstia à parte, fiquei bastante contente com o resultado final e as pessoas adoraram claro. 

Ingredientes (para 14 cupcakes):
1 1/2 chávenas de farinha
1 chávenas de açúcar
2 c sopa de margarina
2 ovos
1 c chá fermento em pó
1/2 lata de leite de côco
20g de côco ralado



domingo, 24 de maio de 2015

Sopa de lentilhas / Lentil soup




Ingredientes:
400g de lentilhas castanhas
1 cebola média aos cubos pequenos
1 pimento vermelho em cubos
6 dentes de alho picados
2 batatas cortadas em cubos
3 cenouras medias cortadas em cubos
3 colheres de polpa de tomate
1 caldo de legumes
1 salsicha de soja
2 c sopa de molho de pimentão (opcional para dar cor)

1 malagueta
Azeite para refogar os vegetais
sal a gosto



Bolo de cenoura húmido / Moist carrot cake



Este bolo é um dos preferidos do meu marido. Tem pouco açúcar porque as cenouras em si já são doces, e fica assim baixinho e húmido. E o chocolate preto dá um contraste muito bom! Só de pensar já estou a hipersalivar :)

Ingredientes:
100g margarina derretida
70g de frutose 
2 ovos
85ml de leite de soja
300g puré de cenoura (isto é um pouco a olho, pesei quase 300g de cenouras, depois com água adicionada até pode ultrapassar este valor, mas não faz mal.)
200g farinha 
2 c chá de fermento
1 c chá de canela



Bolo de aniversário da bebé / Baby's birthday cake


Este bolinho fiz há uns meses atrás para o primeiro aniversário da bebé que eu cuidava.
A massa do bolo era de nozes, recheio de ganache de chocolate preto e cobertura de mascarpone com natas.
Decorei com umas estrelinhas em pasta de açúcar e açúcar colorido.
Infelizmente tive de vir para a Nova Zelândia e deixar de ser a sua ama, foi uma experiência muito gratificante, poder ver um bebé a crescer e a desenvolver-se a cada semana que passava. 
Tenho muitas saudades tuas Juju!

Ingredientes para o bolo:
200g açúcar
150g farinha
150g miolo de noz (ou 350g com casca)
1 c sobremesa fermento
150g margarina
6 ovos

Bater a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo e esbranquiçado. Adicionar as gemas uma a uma, continuando a bater até incorporar bem.Triturar as nozes com um pouco de farinha. Reservar. Misturar a restante farinha com o fermento num recipiente à parte.

Adicionar as claras em castelo à mistura de gemas, alternando com a farinha. Colocar a massa numa forma untada e forrada com papel vegetal e leve ao forno a 180ºC  até que esteja cozido.

Ganache de chocolate preto : ferver 250g de natas e adicionar a 200g de chocolate preto (min 70% cacau) partido em pedaços. Misturar tudo muito bem e quando já estiver tudo dissolvido, adicionar 30g de manteiga sem sal para dar brilho. Reserve no frigorífico, mexendo de vez em quando até ter uma consistência boa para rechear.

Cobertura de mascarpone:
250g de mascarpone
200ml natas
180g açúcar em pó

Bater as natas com o açúcar. Se estiver no verão adicione uma saqueta de chantifix. Bata o mascarpone num recipiente à parte e de seguida adicione-lhe as natas, batendo sempre até adquirir uma boa consistência.

Parta o bolo em metades, recheie com a ganache e monte o bolo. Cubra com o creme de mascarpone, alisando a superfície o melhor que conseguir.
Decore como gostar!

sábado, 23 de maio de 2015

Bolo de aniversário da minha irmã / My sister's birthday cake



Este foi talvez o bolo que mais gostei de fazer até hoje. Não só porque era para uma pessoa especial mas também porque foi a minha primeira experiência com este bico de pasteleiro. Eu adoro experimentar receitas e técnicas novas, e quase que nunca repito uma receita (só se for um pedido ou uma receita mesmo muito boa), e talvez eu não devesse arriscar fazer este tipo de coisas em ocasiões tão especiais porque podem correr mal...mas como se costuma dizer: quem não arrisca não petisca.

A massa do bolo foi um simples pão de ló recheado com 4 camadas de creme de limão e coberto com buttercream estilo merengue suiço (receita da woodland bakery).


Bolas de Berlim com creme / Berliner (doughnut) with custard cream


De origem alemã, mas muito populares nas nossas praias de portugal, as bolas de berlim são uma bombinha calórica muito apetecida! 
Contudo, para fazê-las bem é preciso ter alguma prática com massas lêvedas.

Foram precisas 3 tentativas para perceber onde é que estava a errar. Mas é como dizem...à terceira é de vez!
Farta de receitas sem me dizerem as dicas essenciais para fazer esta iguaria, fui ao youtube e encontrei este vídeo em alemão que foi a minha salvação. 

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Bolo de laranja ensopado / Moist orange cake


Quando se tem umas laranjinhas de sobra o que mais se pode fazer? Um bolinho claro está ! Pela vontade dos meus pais era sempre este bolo que se fazia para um aniversário. Assim mesmo, sem decoração. E como se diz num perfeito algarvio «Má iss tem algum jêt, mó?». Claro que não tem. Este é apenas para um lanchinho, ficamos combinados? :)

Ingredientes:

200 g de manteiga
300 g de açúcar
6 ovos
300 g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 laranja sumo e raspa



Mini Quiches Vegetarianas / Mini Vegetarian Quiches


Ontem não sabia o que haveria de fazer de jantar, para variar! As mulheres deste mundo irão perceber a minha ironia. 
Só tinha massa Filo...Lá me escorreu que podia fazer umas mini quiches. Fui ver ideias de receitas e não gostei de nenhuma. Por isso fiz uma coisa assim um pouco inventada! E correu bem ! Estavam deliciosas !

Ingredientes (para 12 mini quiches):
3 ovos
150 ml de leite 
1 lata de espargos verdes
Queijo qb 
Cogumelos brancos frescos (eu não os pesei ... mas pus umas 4 mãos de cogumelos pequenos)
1 alho francês picado ( só a parte branca)
pimenta, sal, noz moscada qb
1 embalagem de massa Filo (Aqui um embalagem tem mesmo muitas folhas e são de tamanho A4. Eu utilizei 12 folhas)

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Croissants Franceses Tradicionais / Traditional French Croissants


Eu nem sei como hei-de apresentar esta receita...porque tudo o que eu disser vai ser pouco comparado com o que estas beldades folhadas são. 

Sempre quis fazer um workshop de pastelaria francesa, aprender a fazer macarons, élairs, mil folhas....essas coisas todas. Porém decidi experimentar um receita de um Chef que aparenta ser muito bom. Podem ver o vídeo dele a explicar como se faz esta receita aqui.


Tarte de alfarroba e amêndoa / Carob and almond tart




A alfarroba é o fruto da alfarrobeira. O uso desta planta remonta à cultura da Mesopotâmia (atual Iraque). As vagens de alfarroba eram usadas para fazer sumos, doces, e eram muito apreciadas devido a seus muitos usos. A alfarrobeira é mencionada com frequência nos textos que datam de milhares de anos, destacando o seu crescimento e cultivo no Oriente Médio e Norte da África. Ela teria sido depois levada pelos árabes para o Norte de África, Espanha e Portugal. Naturalmente doce, a alfarroba dispensa o uso de açúcar na fabricação de seus produtos, razão porque tem se tornado uma alternativa ao chocolate, pois além de não conter estimulantes como cafeína e teobromina, ela é rica em vitaminas e minerais. Fonte: Wikipedia

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Bolo de limão com glacê/ Lemon cake with glace icing




Por vezes só nos apetece mesmo um bolinho simples para o lanche... Este é muito aromático e muito fofo! Um must do!

Panquecas simples / Simple Pancakes







Quem não gosta de panquecas ao domingo de manhã? Simplesmente para fugir à rotina da semana em que é sempre cereais ou pão com qualquer coisa. Também costumam fazer uma coisa diferente ao domingo?

Esta receita faço-a a olhómetro basicamente. Meto sempre dois ovos e uma pitada de sal. Depois o leite e a farinha (misturada com uma colher de chá de fermento em pó) meto a olho até gostar da consistência. Normalmente dá-me para 7 ou 8 panquecas não muito grandes.

Acompanhamos com canela em pó, mel, banana, doce, açúcar com canela, iogurte... etc. São boas com qualquer coisa! 

terça-feira, 19 de maio de 2015

Hambúguer de Tofu fumado com batata doce frita /Smoked tofu burger with kumara fries



Quem diz que alimentação de vegetariano é aborrecida, que só comemos saladinhas e ervinhas é porque não sabe o que é ser vegetariano. Nós podemos comer praticamente tudo como as outras pessoas comem, só temos que adaptar as carnes e peixes para o tofu,soja,seitan ou fazer uma versão só com vegetais complementada com frutos secos, e/ou cereais.


Recentemente falaram-me de um sítio que fazia hamburgueres vegetarianos (para além dos de carne) - A Hamburgueria do Bairro. Posteriormente soube que existem outras hamburguerias do mesmo género, com versões vegetarianas também.


Um novo começo / A new beginning


Olá a todos! Muito obrigada por virem espreitar o meu novo cantinho!



Este blog é o começo de uma nova etapa para mim. Afastada do meu país de origem (Portugal), estou decidida a seguir o meu sonho aqui, na Nova Zelândia (daí o nome do blog em inglês), onde irei fazer os possíveis e impossíveis para criar o meu próprio negócio nesta área 

Já tive um blog antes mas decidi mudar-me para o facebook para tentar 'angariar' mais visitantes. Agora decidi começar do zero, com um novo endereço, novas receitas, e com mais alguma experiência do que tinha antes. 

Este é um espaço onde vocês poderão ver receitas docinhas mas não só! Vegetariana há cerca de 10 anos por uma questão de ética animal, aqui poderão também encontrar receitas (tradicionais ou não) adaptadas para uma versão menos cruel e mais saudável. 

Poderão visualizar a minha página de facebook das doçarias aqui e a das refeiçoes vegetarianas aqui.
Espero que gostem, digam a vossa opinião e partilhem as vossas experiências! 
Sejam felizes! 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...