terça-feira, 31 de maio de 2016

Bolo de cenoura



Este é um bolinho de cenoura que foi recheado com creme de queijo mascarpone e natas. A massa ficou muito fofinha, tipo pão de ló. Até tive dificuldade em manusear as camadas. Mas lá arranjei uma maneira de tudo se manter intacto na montagem.

Eu fico sempre surpreendida quando as pessoas se recusam a comer um bolo de aniversário porque dizem logo antecipadamente que não gostam, sem antes provar. Na realidade não me surpreende, porque sei como são esses bolos típicos de pastelaria que não sabem a nada. É sempre a mesma base, farinha, ovos, açúcar e pouco mais. Isso acontece quando evoluímos e ganhamos muitos clientes, a qualidade perde-se para respondermos a todas as encomendas (ou então nunca foram realmente boas). Espero um dia , quando tiver o meu espaço, que isso não aconteça. Sou da opinião que mais vale ter um espaço pequeno, acolhedor e com qualidade, do que uma mega pastelaria em que é só quantidade e a qualidade ficou no meio do caminho.
Por isso, quando as pessoas provam estes bolos caseiros ficam encantadas da vida. Não estou com isto a dizer que todas as pastelarias são assim, mas é uma realidade que acontece muito.

Vou deixar aqui a receita deste bolinho que já não fazia há algum tempo, mas tinha ali nas receitas mais antigas da minha página do facebook. Eu multipliquei a receita toda por 1.666 para dar 10 ovos. 


Ingredientes:
6 ovos
2 chávenas de açúcar (daquelas mais pequenas de chá inglês, não são canecas)
2 chávenas de farinha
1 chávena de cenoura ralada
1 copo de óleo
1 colher (chá) de fermento

Preparação:
Bate-se o açúcar com as gemas até formar um creme fofo e esbranquiçado. De seguida acrescenta-se o óleo em fio, batendo sempre. Adicionar a cenoura e misturar até ficar homogéneo. Bater as claras em castelo e adicionar alternadamente com a farinha misturada com o fermento, envolvendo com uma espátula.
Untar um tabuleiro ou uma forma de bolo com um pouco de margarina e forrar com papel vegetal. Despejar a massa e alisar a superfície. Levar ao forno a 180ºC até o palito sair limpo do centro. 

Para o recheio:
250g de mascarpone
200ml de natas
100g de açúcar em pó
1 c sobremesa de essência de baunilha

côco ralado e corante rosa qb

Bater as natas em chantilly com o açúcar em pó. Adicionar o queijo e continuar a bater. Adicionar a essência.
Cortar o bolo em 3 partes e rechear com creme. Reserve um pouco para a cobertura (pode adicionar corante aqui se preferir).
Para corar o côco coloquei um pouco de corante em gel e misturei vigorasamente com uma vara de arames até a cor ficar toda homogénea. Polvilhei por cima do bolo e acrescentei mais uns ramicoques :) 


Sem comentários :

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...